© 2015 por CGA Designer para Didai Tecnologia Ltda. Direitos reservados. Proibido a cópia ou reprodução 

ACESSO RÁPIDO

PRODUTOS

Rua Nova Aliança, 93 - Chácara da Barra - Campinas, SP | (19) 3253-6388 | whatsApp: (19) 99354-1985 comercial@didai.com.br

HENNESSY Grading Systems GP4/BP4 

Tipificação de Carcaças

Utilizadas para medição da porcentagem da carne animal, as Pistolas HENNESSY foram desenvolvidas na Nova Zelândia em 1975, quando as indústrias de carne buscavam maior produtividade nas etapas de industrialização.

 

Atualmente, vários países de todo o mundo possuem a tipificação objetiva e eletrônica com regulamentação de lei federal e obrigatório em todos os abatedouros de suínos e a Didai tem grande participação na implementação dessa tecnologia tanto no Brasil quanto na América Latina.

 

A Tecnologia

 

A pistola de tipificação de carcaças suínas Hennessy GP4/BP4 utiliza a tecnologia óptica para determinação das medidas de rendimento das carcaças animais. Um sensor óptico acoplado junto à ponta de penetração da pistola é capaz de diferenciar o tecido que é claro do tecido que é escuro. 

 

Quando o sensor percebe uma mudança brusca de coloração, significa que houve troca de ambiente de gordura para carne ou vice-versa. A medição de espessuras dos tecidos de gordura e carne é mera conseqüência da percepção de reflexão de luz do sensor óptico.

 

Possíveis informações obtidas com o GP4:

 

(a) Espessura de gordura (toucinho).
(b) Espessura de músculo.
(c) Porcentagem de carne magra.
(d) Espessura total do animal.
(e) Coloração do músculo.
(f) variação de cor do músculo.
(g) Coloração Mínima.
(h) Indicação de PSE.

 

Para que a tipificação eletrônica e objetiva obtenha resultados mais precisos, é necessário realizar estudos de população e dissecação a fim de determinar as constantes KO, K1 e K2 cujo resultado se obtêm através de uma fórmula matemática denominada regressão linear múltipla.

 

Tais estudos servem para conhecer melhor o rebanho de suínos de um país ou de uma região ou mesmo de um frigorífico específico.

 

Por esse motivo, os frigoríficos que pretendem implementar a tipificação eletrônica e objetiva necessitam realizar tais estudos logo após a aquisição da pistola.

Nos países nos quais o uso da pistola de tipificação é obrigatório por lei federal, a equação de regressão linear é determinada por órgãos federais oficiais.

 

Qualidade da Carne

 

A pistola HENNSSY além de avaliar o rendimento de carne de cada carcaça, permite também determinar a qualidade da carne pela coloração, pH e capacidade de retenção de água, sendo determinada de forma distinta cada uma dessas características.

 

** Este equipamento é importado e não temos disponível para pronta entrega. O tempo para entrega depende além das negociações comerciais, dos trâmites legais de importação. Para consulta de preços ou para saber mais como funciona o sistema de tipificação, entre em contato conosco pelo e-mail vendas@e-didai.com.br ou

fone (19) 3253-6388.

 

Sistema de Coleta de Dados

 

Qualquer indústria que queira implementar a tipificação de carcaças necessitará além da pistola de tipificação, todo um sistema de coleta de dados, isto é, se o cliente desejar automatizar o processo da tipificação de carcaças.

 

Para isso, a DIDAI está altamente qualificada a dar todo suporte ao usuário, desde os estudos de população e dissecação até a implementação final do sistema, devido ao seu amplo conhecimento na área de tipificação e ainda contar com uma assistência técnica especializada.
 

Caracteísticas Básicas

 

No sistema de tipificação de carcaças suínas desenvolvido pela DIDAI, a coleta de dados da estação de trabalho concentra as informações em um coletor de dados industrial modelo TS3, que é capaz de coletar simultaneamente as informações provenientes da pistola de tipificação GP4 Hennessy, de uma balança eletrônica de tendal e do seu  teclado impermeável.

 

As informações contidas no coletor poderão ser transferidas posteriormente para um microcomputador ou rede de micros ou diretamente a um mainframe, de acordo com as necessidades do cliente.

 

A arquitetura do sistema compreende duas estações de trabalho:

 

1) Estação de trabalho da plataforma de tipificação.

O coletor de dados instalado na plataforma de tipificação, atende aos requisitos de proteção necessários para o ambiente frigorífico e possui as seguintes funções:

Pesar a carcaça (modo automático ou manual).
Medir a espessura de toucinho (modo manual - sem a pistola).
Medir a porcentagem de carne magra e qualidade da carne (modo automático c/ a pistola).
Indicar possibilidade de presença de PSE (modo automático c/ a pistola).
Identificar a tatuagem da carcaça.
Identificar observações sanitárias.

 

2) Estação supervisória. 

O software supervisório instalado num PC básico, deve estar devidamente posicionado num ambiente não agressivo e tem como função recuperar os dados contidos no coletor industrial TS3 e armazená-lo em arquivos tipo ASCII no HD para posterior tratamento de dados nos sistemas corporativos.
Este aplicativo compatível com o sistema operacional Windows 9X/ME/XP possui os seguintes recursos:

Resgate dos dados do coletor de dados e organização em arquivos TXT indexados por datas.


Relatório com romaneio por produtor e geral contendo tatuagem, destino, código sanitário, parte condenada, peso de carcaça, espessuras de toucinho e músculo, %CM, coloração do músculo, variação de cor, cor mínima, indicação de PSE, classificação SEUROP, índice de bonificação e preço p/ pagamento. Resumo com as médias de pesos, espessuras de toucinho e músculo, porcentagem de carne magra, índice de bonificação e preço.


Históricos por produtor e por data de abate.


Edição da tabela índice 100 (precificação) através de fórmulas estatísticas customizáveis. Pode-se levar em consideração, fator de mercado e ajustes comerciais acordados com cada produtor/fornecedor.

 

Para um bom desempenho do sistema, é necessário um período de start up (partida) e treinamento e a equipe técnica da DIDAI é responsável por acompanhar cada etapa do projeto.

Sistema automático de coleta de dados da tipificação de carcaças de suínos.

Hardware baseado em coletor de dados industrial.

Youtube: InfoPorcinos - Prueba Piloto

Medicion y Evaluacion Canales
Por: Juan Carlos Muñoz Palacio

Youtube:hennessytechnologyhttp://www.hennessy-technology.com/