© 2015 por CGA Designer para Didai Tecnologia Ltda. Direitos reservados. Proibido a cópia ou reprodução 

ACESSO RÁPIDO

PRODUTOS

Rua Nova Aliança, 93 - Chácara da Barra - Campinas, SP | (19) 3253-6388 | whatsApp: (19) 99354-1985 comercial@didai.com.br

Sachês Absorvedores de Oxigênio

A tecnologia dos Sachês absorvedores de oxigênio foi desenvolvida pelo Instituto Mirinz (Meat Industry Research Institute of New Zealand) após estudos realizadas com atmosfera controlada.

 

As pesquisas apresentaram altos índices de oxigênio residual dentro das embalagens, o que favorece a proliferação de microorganismos como bactérias e fungos, responsáveis pela deterioração dos alimentos.


Após essas descobertas,  a empresa HSIAO SUNG NON de Taiwan, desenvolveu os sachês absorvedores de oxigênio, um composto químico em pó , a base de óxido de ferro e Zeolite, capaz de garantir maior tempo de conservação dos alimentos.

 

Extremamente seguro e fácil de usar, os sachês absorvedores podem ser utilizados na conservação de diversos tipos de alimentos, tais como: cortes nobres, fatiados, produtos defumados, embutidos, alimentos cozidos, frutos do mar, massas, frutas secas e vegetais, rações animais, produtos farmacêuticos e vitaminas  entre outros.

 

Seu dimensionamento depende do espaço livre dentro da embalagem, tecnologia de embalagem (vácuo, gas flushing, atmosfera controlada e etc..) e filmes plásticos.

 

Para melhor visualização,  segue um  comparativo entre as Tecnologias de Embalagens e os respectivos residuais de Oxigênio.

 

Método de Embalagem                                               Resultados % O2 residual 
Atmosfera Controlada                                                          0,001%
Absorvedor de Oxigênio + Filme de Alta Barreira                    0,01%
Absorvedor de Oxigênio + Vácuo                                          0,01%
Absorvedor de Oxigênio + Atmosfera Modificada                    0,01%
Vácuo + Gas Flushing Vácuo muito intenso                             0,1%

Gas Flushing                           Aproximadamente                 0,5% a 5%

 

Com base no comparativo, nota-se que a utilização do absorvedor de oxigênio elimina a necessidade de utilização dos aditivos, gás flushing e vácuo, permitindo grande eficiência na conservação dos produtos.

 

Especificações  


Os absorvedores de oxigênio estão disponíveis em sachês de 100cc, 150cc, 250cc, 500cc, 1000cc, 1500cc, 2000cc e 4000cc.

*cc = centímetro cúbico.

 

 Sendo que: 
•A Embalagem Impermeável assume menos de 10% de espaço livre.
•A Embalagem Permeável assume 25% ou mais de espaço livre.

Cada aplicação requer um modelo específico do sachê, para isso, fazemos um estudo junto ao cliente para indicá-lo qual melhor modelo de acordo com a sua aplicação. 

 

Dimensionamento do Sachê.

O fabricante recomenda que, o espaço livre dentro da embalagem para aplicação com os sachês absorvedores de oxigênio, seja apenas 10% do volume total, sendo assim, numa embalagem com capacidade total de 10 litros, o alimento a ser embalado deverá ocupar 9 litros, sobrando então, apenas 1 litro de ar.


Entretanto, o volume de Oxigênio a ser absorvido, corresponde na realidade a apenas 20% do volume de ar, ou seja, 200ml nesse exemplo.


Neste caso, o sachê a ser utilizado nesse caso é o modelo FT200, cuja capacidade de absorção é de 200ml de Oxigênio.

 

Além de trazer benefícios como redução de custos, aumento na produção com a redução de tempo,  redução de uso de conservantes químicos, aumento das vendas, o  sachê evita o surgimento de fungos e bactérias preservando o frescor dos alimentos por muito mais tempo.

 

Com todas essas vantagens, o absorvedor ainda possui aprovação do FDA (Food and Drug Administration)  Órgão americano responsável pela regulamentação de produtos que se referem a alimentos, como embalagens, aditivos, conservantes entre outros.